terça-feira, 28 de maio de 2013



Projeto Orientação que Bate à Porta chega à terceira edição
Data: 28/05/2013
Cartilha, que aborda orientação, prevenção e proteção às famílias sobre a problemática das drogas, já teve 23 mil exemplares distribuídos
Os idealizadores do projeto ‘Orientação que Bate à Porta’ estiveram reunidos na segunda-feira (27) na Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, para definir as ações e atividades que serão realizadas com os seis mil exemplares da 3ª edição da cartilha. Estiveram presentes, durante a reunião, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jackson Arpini e o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa que entregaram exemplares ao presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), tenente-coronel Ricardo Hofmann, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Para o comandante do 13º BPM, a partir da reunião, o Comen irá distribuir as cartilhas dentro do Programa Cine Debate. “No Cine Debate os membros do conselho vão até as escolas e após a exibição de um filme, é realizado um debate com os adolescentes acerca dos malefícios das drogas”, pontua o tenente-coronel destacando que a cartilha vem para complementar o programa do Comen.
Orientação e prevenção
O projeto tem como objetivo a visita de voluntários, devidamente capacitados, às residências da cidade, para orientar os pais de como proceder para prevenir o uso das drogas. “A cartilha de orientação, prevenção e proteção às famílias sobre drogas é um guia de procedimentos simples e prático, numa linguagem acessível, que pode auxiliar os pais, familiares e responsáveis a manterem seus filhos longe das drogas, bem como auxiliá-los a identificar precocemente se seus filhos estão envolvidos com o mundo da drogadição”, declara o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jackson Arpini.
Lançado em 2009, o projeto foi uma iniciativa da Secretaria da Cidadania, de Saúde, de Segurança Pública e Proteção Social, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Conselho Municipal de Saúde (CMS), Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Delegacia de Policia para Mulher, Coordenadoria da Mulher de Erechim e RBS TV Erechim.
“Atualmente o projeto chega a sua 3ª edição, numa parceria com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, através da interlocução do deputado estadual Altemir Torteli, que na época ocupava o cargo de vice-presidente da mesma”, explica Jackson Arpini lembrando que já foram entregues à comunidade 23 mil exemplares (edições anteriores) e foram realizadas neste tempo diversas ações e atividades voltadas ao tema como fóruns, palestras, ações e caminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário