terça-feira, 28 de maio de 2013



Cesar Tralli conquista troféu Tim Lopes

A REPORTAGEM cinematográfica "Fuga da Vila Cruzeiro", de Francisco de Assis, da TV Globo (RJTV) recebeu a maior premiação da 13ª edição do Prêmio Imprensa Embratel, que este ano bateu recordes de inscrições e de participação de jornalistas de todo o país. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de ontem, dia 22 de novembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a participação de mais de 400 convidados. 

A reportagem vitoriosa que levou o Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho foi realizada em novembro do ano passado, durante a ocupação, por policiais e militares, da comunidade Vila Cruzeiro, na Penha, subúrbio do Rio de Janeiro. Uma transmissão ao vivo e em tempo real mostrou a maior debandada de traficantes de uma favela carioca. As imagens da fuga desesperada de bandidos armados foi a cena mais marcante de toda a cobertura da histórica ocupação do Complexo do Alemão.

O Prêmio Imprensa Embratel 2011 recebeu 1.402 inscrições de reportagens de 1.964 jornalistas de todo o país. Desse total, 1.100 trabalhos concorreram nas categorias nacionais e 302 nas regionais. Foram pré-selecionados 199 e escolhidos 51 finalistas.

Na edição de 2011, foi distribuído um total líquido de R$ 166 mil em prêmios. A reportagem vencedora do Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho foi premiada em R$ 21 mil.

Ao longo da sua existência, o Prêmio Imprensa Embratel tem procurado evoluir a cada edição e este ano apresentou novidades como a criação da categoria Reportagem sobre Educação - destinada a matérias que incentivem a criação e a implementação de iniciativas capazes de contribuir para que as instituições educacionais tenham um ambiente mais favorável para melhoria da qualidade do ensino.

A segunda novidade foi a unificação da categoria de Reportagem sobre Tecnologia da informação, Comunicações e Multimídia, que, até o ano passado, era subdividida em duas - reportagens em veículos especializados e reportagens em veículos não especializados

O Prêmio Imprensa Embratel tem abrangência nacional e o objetivo de reconhecer e estimular a produção de reportagens sobre os grandes temas nacionais, veiculadas em todas as mídias, que representem uma efetiva contribuição para a inclusão social e a promoção do desenvolvimento sustentável, gerando cidadania e uma radiografia realista e construtiva do Brasil.

Confira a relação completa de reportagens vencedoras, por categoria, do Prêmio Imprensa Embratel 2011:

Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho 

- "Fuga da Vila Cruzeiro", de Francisco de Assis, da TV Globo (RJTV).

Reportagem em jornal e revista

- "Guerras desconhecidas do Brasil", de Leonencio Nossa e Celso Júnior (Fotografia), do jornal O Estado de São Paulo (Caderno especial).

Reportagem em emissora de televisão

- "Transamazônia: a estrada sem fim - Especial 40 anos", de André Tal, com Gustavo Costa e Cátia Mazin, da TV Record (Domingo Especular).

Reportagem investigativa - Troféu Tim Lopes

-."Fronteiras escancaradas", de César Tralli, com Pedro Mantoan e Fernando Ferro, da TV Globo (Jornal Nacional).

Reportagem econômica

-."A nova ordem global", de Vicente Nunes, Luciano Pires, Rosana Hessel, Vera Batista, Márcio Pacelli, Cristiane Bonfanti, Vânia Cristino, Liana Verdini, Sílvio Ribas, Gabriel Caprioli, Gustavo Henrique Braga, Victor Martins, Rosa Falcão, Fernando Braga, Mirella Falcão, Ricardo Allan, Jorge Freitas, do jornal Correio Braziliense.

Reportagem sobre responsabilidade sócio-ambiental - Troféu Instituto Embratel

-."Produção irregular de carvão vegetal no sul do Piauí", de José Raimundo, com Bárbara Bom Angelo, German Maldonado, Robel Sousa, Genser Freire, da TV Globo News (Especial).

Reportagem esportiva

- "Vinte anos sem Pepê - O último voo de um campeão", de Fellipe Awi, com Roger Simões, da Sportv Repórter.

Reportagem fotográfica

-."Morte no trabalho", de Marcos Porto, do Jornal de Santa Catarina.

Reportagem cinematográfica

- "Resgate de Dona Ilair", de Rogério de Paula, da Intertv Serra Mar (RJ).

Reportagem em emissora de rádio

- "Tecnologia a serviço do crime", de Cid Martins e Fábio Almeida, da Rádio Gaúcha.

Reportagem cultural

- "Quase brancos, quase negros", de Fabiana Moraes, do Jornal do Commercio (PE).

Reportagem sobre educação

- "Publicidade infantil", de Adriana Nasser, com Fábio Damasceno, Oswaldo Alves, Mauro Zambrotti, Naitê Almeida, Wesley Gomes, Carlos Átila, Cíntia Vargas, Jairom Rio Branco, Lúcio Martins Neto, Luciano Gomes, Patrícia Araújo e Ulov Flamínio, da TV Brasil.

Reportagem sobre tecnologia da informação, comunicação e multimídia

- "A tecnologia nas sete artes clássicas", de Carolina Vicentim, do jornal Correio Braziliense.

Reportagem regional Centro-Oeste

- "Onde eles estão? Os desaparecidos da democracia", de Rosana Melo, Macloys Aquino e Alfredo Mergulhão, do jornal O Popular (GO). 

Reportagem regional Nordeste

-."Infância perdida", de Fabiana Maranhão, Sofia Costa Rêgo, Vanessa Beltrão, Vanessa Cortez, Tião Siqueira e Geraldo Bringel, da TV Jornal do Commercio, Rádio Jornal e NE 10 (ex-JC online).

Reportagem regional Norte

- "Polícia covarde", de Márcio Azevedo, da TV A Crítica (Alô Amazonas).

Reportagem regional Sudeste

- "Maria Zélia, a mãe de Douglas", de Ari Lopes e Gustavo Carvalho, do jornal O São Gonçalo (RJ).

Reportagem regional Sul

- "Uma rotina contra a vida", de Patrícia Auth, Daniela Pereira e Ânderson Silva, do Jornal de Santa Catarina.










Nenhum comentário:

Postar um comentário